MiniMenus

Porque NASA bombardeou a lua?


NASA bombardeia a Lua com foguete de 2 toneladas em busca de água.



Em uma busca para descobrir água na lua, em 9 de outubro de 2009, as 07:31: 00h, a NASA bombardeou a lua usando um foguete de 2.2 toneladas vazio usando o LCROSS (Lunar Crater Observation e Sensing Satellite). O foguete caiu na superfície da lua a uma velocidade de 9.000 km por hora. O alvo era uma cratera de 96 km de largura chamada Cabeus. A LCROSS colidiu na superfície quatro minutos depois.

Foi alardeado que a explosão iria criar uma grande nuvem de gás, poeira e gelo de água vaporizado que iria até 9.65 km de altura, e que será visível da terra. Embora, milhões de pessoas que estavam assistindo o evento ao vivo na internet ficaram um tanto decepcionados. Houve apenas uma mudança observada na cratera onde o míssil atingiu. NASA afirmam ter ganhado amplos novos conhecimentos através da experiência de US $79 milhões.



O investigador principal, Anthony Colaprete citou – “eu não vou dizer nada sobre a água ou sem água, mas nós temos os dados que precisamos” para responder às questões levantadas por muitos como o que nós aprendemos partir desta experiência

O LCROSS carregava uma câmera visível, câmeras de infravermelho, espectrômetros e um radiômetro visível para orientar cientistas da NASA para analisar a nuvem de poeira resultante. A superfície da Lua é como um deserto seco, mas os cientistas acreditam que o gelo é preso no fundo das crateras onde o sol não pode penetrar.


Duas naves espaciais americanas anteriores relataram a presença de água na lua traçando as dicas de hidrogênio e oxigênio – os dois elementos que compõem a água. Estes componentes foram encontrados em estado congelado em crateras profundas dos pólos Norte e Sul.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Arquivo do blog