MiniMenus

'CASO ANELKA'



Negócio cancelado: relembre os capítulos da frustrada contratação de Nicolas Anelka
Há mais de uma semana, Kalil chegou a anunciar o francês por meio de seu perfil no Twitter. Contudo, atleta não esteve em BH para apresentação e acabou descartado

15/04/2014 23:09

Anunciado por Kalil como reforço, atacante Anelka não defenderá o Atlético na temporada 2014

O Atlético anunciou, nesta terça-feira, a desistência da contratação do atacante Nicolas Anelka. O diretor de futebol Eduardo Maluf alegou “falta de profissionalismo” do jogador, que havia assinado um pré-contrato e teria de chegar a Belo Horizonte até essa segunda. No entanto, ao invés de vir para o Brasil, Anelka seguiu em direção ao Kuwait, aonde participa da 4ª Conferência da Juventude, evento religioso voltado para jovens muçulmanos. A cúpula alvinegra entende que o francês deveria comunicar sobre o compromisso com antecedência, porém isto não aconteceu. “Nossa grandeza é maior que a do Anelka”, afirmou Maluf em entrevista coletiva na Cidade do Galo.



Galo anuncia a desistência da contratação do atacante francês Nicolas AnelkaNo Kuwait, atacante Nicolas Anelka adota 'silêncio' e se recusa a falar sobre futebolApós manifestação de Anelka, Alexandre Kalil ironiza atacante em rede socialEm vídeo, Nicolas Anelka se defende e afirma que não aceitou oferta do AtléticoO Atlético, entretanto, chegou a confirmar de maneira oficial a contratação de Anelka. Por meio de seu perfil no Twitter, o presidente Alexandre Kalil publicou: “Anelka é do Galo”. A mensagem postada pelo mandatário na rede social durante a madrugada de 6 de abril gerou mais de seis mil compartilhamentos e cerca de 3,5 mil curtidas. Pouco depois, veículos nacionais e internacionais de imprensa reportaram a informação e o acordo entre Atlético e o atacante francês ganhou forte repercussão.
Alexandre Kalil, entretanto, não quis dar nenhum detalhe à imprensa. Sem conceder entrevista coletiva a respeito do assunto, o presidente alvinegro se mostrava bastante exaltado e irritado ao atender as ligações de jornalistas. Cada telefonema não durava mais do que poucos segundos, com Kalil imediatamente interrompendo as ligações diante dos questionamentos sobre o francês.

Nicolas Anelka, de 35 anos, chegou a integrar o plantel do clube no site oficial. Ele seria o 100º reforço da “era Alexandre Kalil”. Em quase 18 anos de carreira, Anelka defendeu PSG, Arsenal, Real Madrid, Liverpool, Manchester City, Juventus, Chelsea, entre outros. Na temporada 2012, teve uma rápida passagem pelo chinês Shanghai Shenhua, sem sucesso. Desde que deixou o West Bromwich Albion, o atacante passou a treinar por conta própria em sua casa.

Relembre como foi o “caso” Anelka
Primeira quinzena de marçoAo marcar um gol pelo West Bromwich, da Inglaterra, em dezembro de 2013, Anelka comemora com gesto “quenelle”, considerado antissemita. A atitude gerou muita polêmica e o jogador acabou punido com cinco partidas de suspensão e multado em R$ 317 mil. Afastado do grupo principal do WBA, Anelka solicitou rescisão de contrato em 14 de março e, a partir de então, ficou livre para acertar com outros clubes. Pelo clube britânico, ele marcou dois gols em 12 jogos.


Anelka comemora gol pelo West Bromwich com gesto 'quenelle' considerado antissemita e é multado

Fim de marçoSegundo o diretor de futebol Eduardo Maluf, Cristian Casini, empresário de Anelka, chegou ao Rio de Janeiro para se reunir com o agente Robson Lima. O jogador foi oferecido ao Atlético, que gostou da possibilidade.

4 de abril (sexta-feira)Com as negociações bem encaminhadas, o Atlético emitiu um termo de compromisso para contratar Anelka até dezembro de 2015. O pré-contrato tinha assinatura do agente Cristian Casini. Passagens aéreas foram reservadas ao empresário, ao irmão e ao próprio Anelka.

5 de abril (sábado)Oficialmente, o Atlético ainda não confirmava a contratação do jogador. O diretor de futebol Eduardo Maluf limitava-se a dizer: “não confirmo e nem desminto”. Por sua vez, Alexandre Kalil afirmou que o clube não tinha condições de trazer um atleta tão caro.

6 de abril (domingo)Por meio de seu perfil oficial no Twitter, o presidente Alexandre Kalil confirma às duas horas da madrugada: “Anelka é do Galo”. Contudo, ainda não havia detalhes sobre o tempo de contrato e a previsão de chegada do atleta a Belo Horizonte.


Alexandre Kalil anunciou a contratação de Nicolas Anelka na madrugada do dia 6 de abril (domingo)

6 de abril (domingo)Após a confirmação de Kalil, portais esportivos de todo o mundo enfatizaram o negócio entre Atlético e Anelka. Entre os principais estão France Football, da França; BBC, da Inglaterra; Record e A Bola, ambos de Portugal; Marca, da Espanha; Corriere dello Sport, da Itália; e Olé, da Argentina.

7 de abril (segunda-feira)O site oficial do Atlético relaciona Anelka no elenco de jogadores. Por sua vez, Eduardo Maluf afirma que a chegada do francês estava prevista para quinta (dia 10) ou sexta (dia 11).



Atacante Nicolas Anelka chegou a figurar na relação de jogadores do Atlético no site oficial do clube


8 de abril (terça-feira)Em novo encontro com os empresários de Anelka, Eduardo Maluf volta a confirmar o sucesso no acordo. Contudo, ainda não havia nada informado sobre tempo de contrato.

13 de abril (domingo)Uma semana após o anúncio de Kalil, o Atlético adotou uma postura silenciosa e não se manifestou sobre Anelka. Os dirigentes foram abordados com certa frequência no Mineirão, antes do clássico contra o Cruzeiro pela decisão do Campeonato Mineiro, porém recusaram-se a falar. A assessoria do clube ainda informou que não havia nenhuma notícia em relação ao francês.

14 de abril (segunda-feira)Conforme informado pelo Atlético posteriormente, 14 de abril era a data limite para a chegada de Anelka a Belo Horizonte. Contudo, o francês seguiu em direção ao Kuwait para participar da Quarta Conferência da Juventude, evento religioso voltado para jovens mulçumanos sem comunicar aos empresários e integrantes da cúpula alvinegra. Passado o dia, Anelka deixou de fazer parte dos planos do Galo.

15 de abril (terça-feira)Encontrado por jornalistas locais no Kuwait, Anelka se recusa a falar sobre a negociação com o Atlético. “Estou em uma visita religiosa e não vou falar sobre futebol”, limita-se a dizer o francês.

15 de abril (terça-feira)O diretor de futebol Eduardo Maluf anuncia de maneira oficial a desistência da contratação de Nicolas Anelka. Segundo ele, o comportamento do francês foi pouco profissional com o Atlético. O empresário do jogador, Cristian Casini, enviou um e-mail à diretoria informando que Anelka só poderia chegar a Belo Horizonte no dia 19 (sábado). Contudo, o Galo não se mostrou satisfeito com a situação e agora estuda ir à Fifa para denunciar atleta e seus representantes.



Nicolas Anelka está no Kuwait para participar da 4ª Conferência da Juventude, evento muçulmano


Fonte  SuperEsportes

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Arquivo do blog